Motor de Partida


Motor de Partida

O motor de partida, também conhecido como motor de arranque é responsável pela partida do veículo. Seu principio de funcionamento é inverso ao do alternador, uma vez que ele transforma energia elétrica da bateria em energia mecânica, para acionamento do motor do automóvel.
Quando o condutor gira a chave do veículo totalmente, o motor de partida é acionado e mantido em funcionamento até que a chave se solte. A alimentação de energia elétrica no motor de partida é feita diretamente por um cabo ligado a bateria.
Durante o funcionamento o solenóide/ automático (6) é alimentado com positivo, proveniente da chave, puxando o conjunto pistão e garfo, que por sua vez desliza o bendix/roda livre (2) até acoplar com a cremalheira (roda dentada no volante do motor de combustão) ao mesmo tempo o solenoide fecha o circuito principal energizando a bobina (4) e o induzido (3) através das escovas (5), criando um campo magnético e assim o movimento de rotação. Os mancais (1) são peças importantes e de precisão, eles conservam o induzido centralizado e muito próximo da bobina sem que encostem para garantir o torque necessário para impulsionar o motor do automóvel.




(Clique na imagem para ampliar)


Funcionamento
1° Estágio

  • Posição de repouso
  • Motor de partida sem corrente
  • A mola da chave magnética mantém a ponte de contato na posição de repouso

2° Estágio

  • Estágio de ligação 1:Chave de partida é acionada. A bobina de atracamento, a bobina de retenção da chave magnética, a bobina de campo e o induzido recebem corrente elétrica.
  • O induzido começa a girar lentamente e o pinhão engrena na cremalheira.


2° Estágio A

  • Estágio de ligação 2: A ponte de contato da chave magnética liga imediatamente a bobina de campo e o induzido.
  • O pinhão procura engrenar-se.


3° Estágio

  • Estágio de ligação 3: alavanca de comando na posição final. Pinhão engrenado.
  • A ponte de contato liga imediatamente a bobina de campo principal.
  • O motor de partida tem torque total e o motor do veículo é acionado.


Cuidados com o motor de arranque:

Ele consome muita energia e foi desenvolvido para funcionar por um curto período de tempo, portanto acione ele apenas dez segundos durante cada tentativa de partida e espere mais de trinta segundos entre uma tentativa e outra. Estas medidas permitem aumentar a vida útil de qualquer tipo de motor de arranque, se for exigido demais ele estraga facilmente.

Esta peça funciona apenas por alguns segundos durante a partida e, depois, não é mais utilizada, pode-se dizer que é um componente de baixíssima manutenção e alta durabilidade, principalmente em carros novos. Porém, também podem apresentar defeitos que, em geral, estão ligados à má utilização.




Testando o motor de arranque

Antes de condenar o motor de partida, você deverá verificar alguns pontos importantes como:

a) Teste a tensão da bateria e verifique se os cabos e os terminais estão limpos, em bom estado e não apresentam mau contato.

b) Se escutar um estalo ao virar a chave e o motor não girar, é sinal de que a chave magnética recua e empurra o pinhão corretamente, fazendo com que entre em contato com o volante.

c) Barulhos do metal do pinhão batendo no volante significam que o primeiro estágio foi cumprido e o próximo estágio é que não está funcionando, nesse caso, o induzido pode estar com defeito, devido à falta de rotação ou de contato da chave magnética. Meça as espirais do induzido, conforme a indicação do fabricante, e faça um teste para ver se estão em curto-circuito e/ou curto-circuito na carcaça, o mesmo se aplica com as escovas do induzido.

d) Os fios de cobre são isolados por uma camada especial (verniz) e quando enrolados não podem dar curto-circuito.

e) Desgastes nos dentes do pinhão acontecem quando a chave na ignição é mantida por muito tempo depois que o motor funciona. Nesse caso, é necessário trocar o pinhão e às vezes, até o volante, dependendo do estrago.

f) Desgaste natural das escovas, que ficam em contato com o induzido, é a avaria mais comum. Fique atento quando girar a chave de ignição e não ouvir barulho no atracamento do pinhão.

g) Relés de comando no painel de fusíveis também devem ser verificados.

Desmontagem

Os veículos têm motor de arranque em lugares diferentes, às vezes de difícil acesso.

1. O primeiro passo é detectar se o problema está no motor de arranque. Para isso, escute atentamente as reclamações do cliente. Depois, faça um teste de bateria, para checar se está funcionando corretamente.

2. Dê a partida, e fique atento ao barulho. Utilize o interruptor de simulador de partida, conectado à bateria, e meça a queda de tensão da partida, que deve ser de aproximadamente 9 Volts.

3. Antes de desmontar o motor de partida, verifique o sistema de segurança do veículo - relógio, rádio, alarme e outros acessórios, que podem ser comprometidos sem a bateria. Somente depois desligue-a. Desconecte o polo positivo da bateria, esta é uma medida de segurança para evitar um curto circuito no carro. Desconecte a parte elé- trica e solte os parafusos. Em seguida, leve o motor de partida para uma bancada para abrir a peça.
Toda vez que se desmontar um motor de arranque, verificar as escovas e as buchas. Para trocar as escovas, utilize ferramentas apropriadas para mexer com motor de partida, afaste as molas e empurre a escova para dentro para retirá-la.

Instalação
  • Dependendo do tipo, podem ser instalados no volante, ao lado do bloco do motor ou atrás do volante, com flange ou em cavalete.
  • Os modelos pequenos e médios são fixados, geralmente, por flange de dois furos.
  • Motores de partida maiores possuem flange SAE. Em vários tipos de veículos foi previsto um apoio adicional para diminuição da vibração.
  • Na fixação por cavalete, são usadas abraçadeiras reforçadas.
  • Motores de partida cujos mancais precisam ser lubrificados com maior frequência, devido as condições especiais de operação (impurezas), requerem pontos de lubrificação de fácil acesso. Um encaixe no motor de partida serve para a centralização e manutenção da folga nos flancos dos dentes.
  • Por fim, o cabo principal do motor de partida precisa ser o mais curto possível e ter a bitola mínima necessária. A bitola depende da corrente absorvida dos componentes a ele ligada. Como o motor de partida é o maior consumidor de corrente elétrica é ele quem determina o tamanho da bateria e a concepção dos cabos principais.

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