Cabos de Velas
O que são?
Os
Cabos de Velas tem um papel fundamental no sistema de ignição, no qual a
qualidade da combustão a ser realizada depende diretamente destes condutores.
Em
função disso, em seu processo de fabricação é conferido aos Cabos de Vela
características importantes, tais como: resistência a altas temperaturas, alta
isolação contra fuga de corrente e supressão de interferências eletromagnéticas.
Qual a sua função?
O
Cabo de Vela tem como função principal conduzir a alta tensão produzida pela
bobina ou transformador até as velas, sem permitir fugas de corrente. Desta maneira,
assegura-se uma ignição sem falhas e a perfeita combustão. Somente cabos em
boas condições poderão proporcionar energia adequada para as velas produzirem centelhas
de qualidade.
Características e Benefícios dos Cabos
de Velas Genuínos
·
Terminal em aço
inoxidável: resistente à corrosão, proporcionando melhor condutibilidade
elétrica;
·
Protetor de silicone
e chupeta isolante auto aderente: para vedação das conexões contra umidade e
poeira;
·
Revestimento de
silicone: evita infiltração de umidade;
·
Enrolamento de liga
de aço inox de alta durabilidade: propriedades de supressão magnética e de
rádio interferência;
·
Fibra de vidro
trançada: gera mais resistência mecânica;
·
Capa interna de
borracha sintética especial: para melhor isolação e maleabilidade;
·
Capa isolante de
Latex-Silicone: alta resistência ao calor;
·
Núcleo de Fibra de
vidro reforçada: produto flexível de grande resistência mecânica.
l
Flash
Over (Fuga de corrente entre a vela e o cabo ou entre o cabo e a bobina)
O
que é?
É a formação do arco
voltaico entre o pino terminal e o castelo metálico.
Como
Identificar?
Nos Cabos de Vela: Riscos
esbranquiçados no lado interno do terminal de borracha; Nas Velas de Ignição:
Esse efeito deixa riscos escuros na superfície do isolador da vela.
As
principais causas do Flash Over
·
Velas de ignição com desgaste acentuado nos
eletrodos (final da vida útil);
·
Mistura pobre, principalmente no GNV;
·
Ponto
de ignição atrasado;
· Folga excessiva entre os eletrodos da vela;
·
Presença de resíduo, umidade ou folga entre a
capa protetora de borracha do cabo de ignição e a superfície do isolador
cerâmico da vela e/ou torre da bobina/transformador;
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Velas de Ignição
O que são?
A
vela de ignição, apesar de sua aparência simples, é uma peça que requer em sua
fabricação a aplicação de tecnologia sofisticada, pois ao seu perfeito
desempenho está diretamente ligado o rendimento do motor, níveis de consumo,
emissão de poluentes e a durabilidade do motor.
Qual a sua função?
A função da vela de ignição é conduzir a corrente elétrica de maneira totalmente
isolada para o interior da câmara de combustão convertendo-a em uma centelha,
assegurando assim, uma queima ideal da mistura ar/combustível para a locomoção
do veículo.
Características e Benefícios das Velas
Genuínas
· Cerâmica com alto teor de alumina: permite eficiente dissipação térmica, maior isolação
elétrica e resistência aos choques térmicos e mecânicos.
· Castelo metálico bi cromatizado: proteção contra a oxidação e corrosão.
· Eletrodo central de cobre: melhor dissipação térmica e evita o perigo de superaquecimento
do motor.
· Calafetagem:
feita com pó especial e anéis metálicos, diminuindo a possibilidade de escape
de gases, proporcionando grau térmico uniforme.
· Espaço maior entre o isolador e a parte metálica: evita depósito de resíduos.
· Ponta do eletrodo central e o eletrodo lateral em liga de
níquel: resistência ao desgaste e à
corrosão.
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Composição das Velas
1. Barreira contra fugas de corrente: impede fugas de alta
tensão e, com isso, falha de ignição.
2. Isolador de cerâmica: feito predominantemente de óxido de
alumínio, tem a função de isolar o pino de conexão e o eletrodo central da
carcaça. As velas apresentam alto teor de alumina, melhorando a dissipação
térmica e a isolação elétrica.
3. Pino de conexão:
perfeito encaixe no cabo de vela.
4. Anel de vedação: para fixar e vedar o isolador.
5. Carcaça: a carcaça em aço é niquelada para oferecer maior
proteção contra corrosão. É utilizada para fixar a vela à cabeça do cilindro.
6. Massa de vidro: é elétrica e termicamente condutiva. Sua
função é também conectar o pino de conexão ao eletrodo central.
7. Arruela interna de vedação: para fixar e vedar o isolador.
8. Eletrodo central: o eletrodo central consiste em uma liga
de níquel-cromo com núcleo de cobre.
9. Eletrodo massa.
Grau Térmico
O motor em funcionamento gera na câmara de combustão uma
alta temperatura que é dissipada em forma de energia térmica, parte pelo
sistema de refrigeração e parte pelas velas de ignição. A capacidade de
absorver e dissipar o calor são denominados grau térmico.
Como existem vários tipos de motores com maior ou menor
carga térmica são necessários vários tipos de velas com maior ou menor
capacidade de absorção e dissipação de calor. Esta capacidade é indicada pelo número
presente no centro do código da vela.
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Recomendações de
Manuseio e Manutenção
Como escolher a Vela de Ignição:
A
escolha da vela de ignição deve ser feita de acordo com o comprimento da rosca
do cabeçote e deve seguir sempre as especificações do fabricante do motor,
lembrando que a não observância desse item poderá causar danos ao motor.
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Ajuste da Folga
Ajustar
a folga dos eletrodos de acordo com o manual do proprietário do fabricante do
motor.
Montagem da Vela
· A vela de ignição com
assento plano deve ser rosqueada manualmente até que o anel de vedação encoste-se
ao cabeçote. Em seguida, utilizar a chave de vela adequada e aplicar o torque
especificado por tabela. A falta de aperto pode causar a pré-ignição, pois não
há dissipação de calor e, em contrapartida, o excesso de aperto pode danificar a
vela ou a rosca do cabeçote;
· Já as velas de
assento cônico não possuem anel de vedação e sua instalação também deve ser
iniciada com o rosqueamento manual até onde for possível. Posteriormente,
aplicar a chave de vela e seguir o mesmo procedimento das velas de assento
plano. A chave de vela deve ser encaixada perfeitamente no hexágono e não pode
ter contato com o isolador, pois poderá trincá-lo, inutilizando a vela;
· A pós instalar velas
novas, faça um test-drive e verifique o funcionamento do motor. Acelerar
bruscamente de forma a aumentar o “giro” do motor não é recomendado, pois podem
criar depósitos prematuros de carbono, reduzindo a vida útil;
· Verifique e utilize a
folga correta entre eletrodos conforme a recomendação do fabricante. Conforme a
recomendação do fabricante.
Obs.: Instalar a vela de ignição, de preferência com o motor frio.
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Revisão das velas
A
revisão e, se necessário, a troca devem ser feitas conforme as recomendações do
plano de manutenção preventiva do veículo, em média entre 10.000 km e 15.000
km, principalmente para veículos com GNV.
Os
principais sintomas que podem representar a necessidade de troca das velas são:
·
Dificuldade em ligar
o veículo;
·
Falha do motor em
marcha lenta ou em baixa velocidade;
·
Falha nas
acelerações;
·
Falha do motor em
altas velocidades ou com sobrecarga;
·
Perda de potência do
motor;
·
Aumento do consumo de
combustível;
·
Aumento da emissão de
poluentes.
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Fonte:
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