Cabos de Velas

Cabos de Velas
O que são?

Os Cabos de Velas tem um papel fundamental no sistema de ignição, no qual a qualidade da combustão a ser realizada depende diretamente destes condutores.

Em função disso, em seu processo de fabricação é conferido aos Cabos de Vela características importantes, tais como: resistência a altas temperaturas, alta isolação contra fuga de corrente e supressão de interferências eletromagnéticas.

Qual a sua função?

O Cabo de Vela tem como função principal conduzir a alta tensão produzida pela bobina ou transformador até as velas, sem permitir fugas de corrente. Desta maneira, assegura-se uma ignição sem falhas e a perfeita combustão. Somente cabos em boas condições poderão proporcionar energia adequada para as velas produzirem centelhas de qualidade.

Características e Benefícios dos Cabos de Velas Genuínos
 
·         Terminal em aço inoxidável: resistente à corrosão, proporcionando melhor condutibilidade elétrica;

·         Protetor de silicone e chupeta isolante auto aderente: para vedação das conexões contra umidade e poeira;

·         Revestimento de silicone: evita infiltração de umidade;

·         Enrolamento de liga de aço inox de alta durabilidade: propriedades de supressão magnética e de rádio interferência;

·         Fibra de vidro trançada: gera mais resistência mecânica;

·         Capa interna de borracha sintética especial: para melhor isolação e maleabilidade;

·         Capa isolante de Latex-Silicone: alta resistência ao calor;


·         Núcleo de Fibra de vidro reforçada: produto flexível de grande resistência mecânica.








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Flash Over (Fuga de corrente entre a vela e o cabo ou entre o cabo e a bobina)

O que é?

      É a formação do arco voltaico entre o pino terminal e o castelo metálico.

Como Identificar?

    Nos Cabos de Vela: Riscos esbranquiçados no lado interno do terminal de borracha; Nas Velas de Ignição: Esse efeito deixa riscos escuros na superfície do isolador da vela.

As principais causas do Flash Over

·         Velas de ignição com desgaste acentuado nos eletrodos (final da vida útil);

·         Mistura pobre, principalmente no GNV;

·          Ponto de ignição atrasado;

·           Folga excessiva entre os eletrodos da vela;

·         Presença de resíduo, umidade ou folga entre a capa protetora de borracha do cabo de         ignição e a superfície do isolador cerâmico da vela e/ou torre da bobina/transformador;

·         Taxa de compressão elevada. Se ocorrer o Flash Over é necessária a substituição                 simultânea dos Cabos de Vela e Velas de Ignição. 




Diagnóstico de falhas do motor Cabos de Ignição



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Velas de Ignição
O que são?
    A vela de ignição, apesar de sua aparência simples, é uma peça que requer em sua fabricação a aplicação de tecnologia sofisticada, pois ao seu perfeito desempenho está diretamente ligado o rendimento do motor, níveis de consumo, emissão de poluentes e a durabilidade do motor.

Qual a sua função?

    A função da vela de ignição é conduzir a corrente elétrica de maneira totalmente isolada para o interior da câmara de combustão convertendo-a em uma centelha, assegurando assim, uma queima ideal da mistura ar/combustível para a locomoção do veículo.

Características e Benefícios das Velas Genuínas


·      Bordas arredondadas: evitam a descarga elétrica externa.

·  Cerâmica com alto teor de alumina: permite eficiente dissipação térmica, maior isolação elétrica e resistência aos choques térmicos e mecânicos.

·    Castelo metálico bi cromatizado: proteção contra a oxidação e corrosão.

·    Eletrodo central de cobre: melhor dissipação térmica e evita o perigo de superaquecimento do motor.

·     Calafetagem: feita com pó especial e anéis metálicos, diminuindo a possibilidade de escape de gases, proporcionando grau térmico uniforme.

·    Espaço maior entre o isolador e a parte metálica: evita depósito de resíduos.

·    Ponta do eletrodo central e o eletrodo lateral em liga de níquel: resistência ao desgaste e à corrosão.

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Composição das Velas

1.    Barreira contra fugas de corrente: impede fugas de alta tensão e, com isso, falha de ignição.

2.    Isolador de cerâmica: feito predominantemente de óxido de alumínio, tem a função de isolar o pino de conexão e o eletrodo central da carcaça. As velas apresentam alto teor de alumina, melhorando a dissipação térmica e a isolação elétrica.

3.     Pino de conexão: perfeito encaixe no cabo de vela.

4.    Anel de vedação: para fixar e vedar o isolador.

5.    Carcaça: a carcaça em aço é niquelada para oferecer maior proteção contra corrosão. É utilizada para fixar a vela à cabeça do cilindro.

6.    Massa de vidro: é elétrica e termicamente condutiva. Sua função é também conectar o pino de conexão ao eletrodo central.

7.    Arruela interna de vedação: para fixar e vedar o isolador.

8.    Eletrodo central: o eletrodo central consiste em uma liga de níquel-cromo com núcleo de cobre.

9.    Eletrodo massa.

Grau Térmico
    O motor em funcionamento gera na câmara de combustão uma alta temperatura que é dissipada em forma de energia térmica, parte pelo sistema de refrigeração e parte pelas velas de ignição. A capacidade de absorver e dissipar o calor são denominados grau térmico.

  Como existem vários tipos de motores com maior ou menor carga térmica são necessários vários tipos de velas com maior ou menor capacidade de absorção e dissipação de calor. Esta capacidade é indicada pelo número presente no centro do código da vela.

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Recomendações de Manuseio e Manutenção

      Como escolher a Vela de Ignição:

    A escolha da vela de ignição deve ser feita de acordo com o comprimento da rosca do cabeçote e deve seguir sempre as especificações do fabricante do motor, lembrando que a não observância desse item poderá causar danos ao motor.
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    Ajuste da Folga

    Ajustar a folga dos eletrodos de acordo com o manual do proprietário do fabricante do motor.

    Montagem da Vela

·            A vela de ignição com assento plano deve ser rosqueada manualmente até que o anel de vedação encoste-se ao cabeçote. Em seguida, utilizar a chave de vela adequada e aplicar o torque especificado por tabela. A falta de aperto pode causar a pré-ignição, pois não há dissipação de calor e, em contrapartida, o excesso de aperto pode danificar a vela ou a rosca do cabeçote;

·       Já as velas de assento cônico não possuem anel de vedação e sua instalação também deve ser iniciada com o rosqueamento manual até onde for possível. Posteriormente, aplicar a chave de vela e seguir o mesmo procedimento das velas de assento plano. A chave de vela deve ser encaixada perfeitamente no hexágono e não pode ter contato com o isolador, pois poderá trincá-lo, inutilizando a vela;

·      A pós instalar velas novas, faça um test-drive e verifique o funcionamento do motor. Acelerar bruscamente de forma a aumentar o “giro” do motor não é recomendado, pois podem criar depósitos prematuros de carbono, reduzindo a vida útil;

·           Verifique e utilize a folga correta entre eletrodos conforme a recomendação do fabricante. Conforme a recomendação do fabricante.



    Obs.: Instalar a vela de ignição, de preferência com o motor frio.


                                             
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 Revisão das velas  
               
      A revisão e, se necessário, a troca devem ser feitas conforme as recomendações do plano de manutenção preventiva do veículo, em média entre 10.000 km e 15.000 km, principalmente para veículos com GNV.

    Os principais sintomas que podem representar a necessidade de troca das velas são:

·         Dificuldade em ligar o veículo;

·         Falha do motor em marcha lenta ou em baixa velocidade;

·         Falha nas acelerações;

·         Falha do motor em altas velocidades ou com sobrecarga;

·         Perda de potência do motor;

·         Aumento do consumo de combustível;

·         Aumento da emissão de poluentes.


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        Fonte:



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