Bomba de Combustível

Composto por bomba de combustível, sensor de nível, reservatório e pré-filtro, o módulo de combustível é responsável por manter a linha de combustível pressurizada, gerando pressão e vazão suficientes para o bom funcionamento do sistema de injeção. De uma maneira mais clara, ela tem a função de deslocar o combustível que está no tanque para o sistema de alimentação do motor, suprindo, assim, todas as suas condições de trabalho, como carga, rotação e temperatura.

A bomba de combustível é localizada no interior do reservatório e fica sempre submersa em combustível, evitando assim perda de pressão quando o tanque estiver com pouco combustível e o veículo transitar por aclives ou declives.

A bomba de combustível disponibiliza a quantidade de álcool ou gasolina necessária para alimentação do motor. No sistema bicombustível, o módulo é protegido para poder funcionar com os dois combustíveis.

Existem dois tipos de bombas: a mecânica, presente nos carros carburados e movidos por um eixo; e a elétrica, que equipa os veículos com injeção eletrônica e é acionada por um motor elétrico.

Entre os modelos de bombas elétricas estão as do tipo interna e externa ao tanque. A primeira fica submersa e aspira o combustível do fundo do tanque, impulsionando-o através de um tubo de abastecimento aos bicos injetores. A segunda, do tipo externa, está fixada no chassi do veículo, próxima ao tanque ou ao motor, e suga o combustível por um tubo coletor dentro do tanque.

A bomba é classificada ainda em modular, que conta com um reservatório de plástico para alojar a bomba, o filtro e o medidor de combustível, que geralmente são substituídos em conjunto; e não modular, em que os itens do conjunto são trocados separadamente. Dentro da bomba são encontrados os seguintes componentes: motor elétrico, conjuntos de alta pressão e em alguns casos um pré-filtro.

O funcionamento ideal da peça depende das condições dos itens que compõe o sistema de alimentação, ou seja, filtros, pré-filtros, mangueiras e combustíveis de qualidade. Para que a bomba de combustível trabalhe em condições adequadas, tendo maior durabilidade, é necessário cuidar da substituição do filtro de combustível e pré-filtro nos intervalos indicados pela montadora. A falta de manutenção preventiva pode prejudicar a bomba de combustível e ocasionar alguns problemas como a diminuição da vazão em situações de maior carga aplicada ao motor e rotação um pouco mais elevada que irá exigir mais combustível, uma queda de pressão, o que acarretará falhas no motor e, no caso da bomba parar de funcionar, o motor do veículo também não irá funcionar por falta de combustível.

Não existe reparo de bomba de combustível, uma vez que for diagnosticado o problema, a bomba deverá ser substituída, pois se trata de um produto “selado”, que se for aberto perde a garantia de funcionamento perfeito.

Levando em consideração todos os cuidados com relação à manutenção e qualidade do combustível, a vida útil estimada da bomba de combustível elétrica é de aproximadamente 100 mil km.


O funcionamento das bombas para veículos bicombustíveis é basicamente o mesmo das convencionais, com exceção de alguns componentes internos construídos com materiais adequados para trabalhar com os dois combustíveis, principalmente para evitar a corrosão do álcool, que gera inclusive faíscas. Evitar o uso de combustível adulterado é o ideal, afinal causa desgastes excessivos dos itens internos e pode prejudicar não somente a bomba, mas todos os componentes que tem contato como as mangueiras da linha de combustível, além disso, o rendimento do motor e consumo também serem prejudicados.

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