Composto por bomba de
combustível, sensor de nível, reservatório e pré-filtro, o módulo de
combustível é responsável por manter a linha de combustível pressurizada, gerando
pressão e vazão suficientes para o bom funcionamento do sistema de injeção. De
uma maneira mais clara, ela tem a função de deslocar o combustível que está no
tanque para o sistema de alimentação do motor, suprindo, assim, todas as suas
condições de trabalho, como carga, rotação e temperatura.
A bomba de combustível é
localizada no interior do reservatório e fica sempre submersa em combustível,
evitando assim perda de pressão quando o tanque estiver com pouco combustível e
o veículo transitar por aclives ou declives.
A bomba de combustível
disponibiliza a quantidade de álcool ou gasolina necessária para alimentação do
motor. No sistema bicombustível, o módulo é protegido para poder funcionar com
os dois combustíveis.
Existem dois tipos de
bombas: a mecânica, presente nos
carros carburados e movidos por um eixo; e a elétrica, que equipa os veículos com injeção
eletrônica e é acionada por um motor elétrico.
Entre os modelos de bombas
elétricas estão as do tipo interna e externa ao tanque. A primeira fica submersa
e aspira o combustível do fundo do tanque, impulsionando-o através de um tubo
de abastecimento aos bicos injetores. A segunda, do tipo externa, está fixada
no chassi do veículo, próxima ao tanque ou ao motor, e suga o combustível por
um tubo coletor dentro do tanque.
A bomba é classificada ainda
em modular, que conta com um reservatório de plástico para alojar a bomba, o
filtro e o medidor de combustível, que geralmente são substituídos em conjunto;
e não modular, em que os itens do conjunto são trocados separadamente. Dentro
da bomba são encontrados os seguintes componentes: motor elétrico, conjuntos de
alta pressão e em alguns casos um pré-filtro.
O funcionamento ideal da
peça depende das condições dos itens que compõe o sistema de alimentação, ou
seja, filtros, pré-filtros, mangueiras e combustíveis de qualidade. Para que a
bomba de combustível trabalhe em condições adequadas, tendo maior durabilidade,
é necessário cuidar da substituição do filtro de combustível e pré-filtro nos
intervalos indicados pela montadora. A falta de manutenção preventiva pode prejudicar
a bomba de combustível e ocasionar alguns problemas como a diminuição da vazão em
situações de maior carga aplicada ao motor e rotação um pouco mais elevada que
irá exigir mais combustível, uma queda de pressão, o que acarretará falhas no
motor e, no caso da bomba parar de funcionar, o motor do veículo também não irá
funcionar por falta de combustível.
Não existe reparo de bomba
de combustível, uma vez que for diagnosticado o problema, a bomba deverá ser
substituída, pois se trata de um produto “selado”, que se for aberto perde a
garantia de funcionamento perfeito.
Levando em consideração
todos os cuidados com relação à manutenção e qualidade do combustível, a vida
útil estimada da bomba de combustível elétrica é de aproximadamente 100 mil km.
O funcionamento das bombas
para veículos bicombustíveis é basicamente o mesmo das convencionais, com
exceção de alguns componentes internos construídos com materiais adequados para
trabalhar com os dois combustíveis, principalmente para evitar a corrosão do
álcool, que gera inclusive faíscas. Evitar o uso de combustível adulterado é o
ideal, afinal causa desgastes excessivos dos itens internos e pode prejudicar
não somente a bomba, mas todos os componentes que tem contato como as
mangueiras da linha de combustível, além disso, o rendimento do motor e consumo
também serem prejudicados.
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