Melhores do Fórum/Dicas diretas do
Fórum
O Fórum do
Jornal Oficina Brasil se consagra entre os reparadores como o maior sistema de
troca de informações entre os profissionais do país! São mais de 100 mil
profissionais cadastrados debatendo, dando dicas e sugestões para resolver os
problemas mais complicados.
Fiat Palio Economy 2012
Fiat Palio Economy 2012: rotação não
sobe e a luz de injeção não apaga
Defeito: Leitor do Oficina Brasil,
Ricardo Novaes reclamou sobre o Fiat Palio FireEconomy com motor 1.0 de 2012
com 60.000 quilômetros rodados. Segundo ele, “o veículo estava cortando o giro
e a luz de injeção permanecia acesa”. Mesmo após passar o scanner o problema
não foi resolvido. e os problemas persistiram após substituição do sensor MAP.
Diagnóstico: De acordo com o scanner, os
parâmetros do sensor MAP disparavam e acusavam “massa de ar”.
Solução: Surgiram várias problemas
como o de Novaes no Fórum e algumas sugestões para reparação: pediram para ele
verificar o sincronismo da correia dentada, se os pontos de massa e TBI estavam
funcionando, se a chave de polianão havia quebrado etc. Mas Ricardo Novaes
conseguiu: retirou o cabeçote e percebeu que duas válvulas de admissão não
estavam vedando, “o que estava implicando diretamente na depressão do coletor
de admissão”, contou ele. Com isso o sensor do MAP acusava sempre “fora de
faixa”.
Toyota Hilux 2014
Toyota
Hilux 2014 tem problema misterioso que nem a concessionária da marca
resolveu
Defeito: O mecânico informou que havia um
problema no motor da Hilux e que seria necessário fazer a substituição do
primeiro bico injetor. “Efetuei a troca e continua com o mesmo defeito”,
alertou. Depois de passar pelo scanner Rasther III, surgiu o seguinte código:
P13A2/P13E2/P167A/P167B/P167C/P167D. O reparador tentou apagar da memória, mas
não foi possível e mesmo após levar o veículo a outra oficina mecânica o
problema persistiu.
Diagnóstico: Ao colocar o seu problema no
Fórum, surgiram outros reparadores com a mesma dúvida: como resolver o problema
da Hilux 2014? Outro reparador resolveu.
Solução: “Os códigos P13A2/P13E2 se
referem à central de combustível, que fica atrás do filtro de combustível e os
códigos P167A/P167B/P167C/P167D são referentes aos bicos”, disse o outro
reparador. Depois de ter levado o veículo a uma concessionária Toyota foi
detectado problema no primeiro cilindro e quando isso ocorre o scanner
apresenta todos aqueles códigos de defeito. Mesmo descobrindo tudo isso, o
problema continuou. Ao voltar à concessionária foi desmontado o conector do
bico defeituoso. O primeiro pino, que vai no encaixe, estava amassado. Bastou
desamassar o pino que o veículo voltou a funcionar normalmente.
Gol G4
Gol
G4 “rateando” e não se achava o defeito...
Defeito: O leitor afirmou que o Volkswagen
da quarta geração estava “rateando” e que não conseguia encontrar o defeito.
Ele já havia trocado a bobina, as velas, a bateria, os cabos, feito limpeza nos
bicos e o quarto cilindro parecia não estar funcionando: “tiro a tomada do
quarto bico e nada muda”, disse ele. “O scanner não apresenta nenhuma
anomalia”, completou.
Diagnóstico: Depois que colegas disseram para
ele chegar se chegava pulso no bico injetor, se o cilindro comprimia e se havia
uma possível entrada de ar falsa pelo coletor de admissão, o leitor finalmente
descobriu o problema: um cabo de vela mal encaixado.
Solução: “O dono mexeu no carro e havia um
cabo de vela fora do lugar”, disse. Apesar de estar mal encaixado, o cobustível
estava sendo injetado. Entretanto, “a vela afogou e tive que retirá-la e
limpá-la e encaixar o cabo direto”, afirmou o reparador.
Fiat Siena Fire 1.0 2008
Fiat
Siena Fire 1.0 2008 com motor barulhento
Defeito: O sedã superaqueceu. Com isso, a
junta do cabeçote queimou, mas já passou por retífica. Também foi feita a troca
da correia dentada e do seu esticador, que foi realizada com relógio comparador
e chave de bloqueio do comando de válvulas. Até esse momento tudo estava
funcionando perfeitamente no Siena. “Quando o motor chega a determinada
temperatura de trabalho, surge um barulho tipo ‘clécléclé’, bastante agudo”,
afirmou o reparador.
Por conta do barulho persistente o mecânico também
substituiu a bomba d’água. “O barulho só aparece em marcha lenta”, esclareceu.
Diagnóstico: Ao verificar a tensão da correia
dentada o reparador percebeu que havia um exagero. “Diminuí a tensão para o
mínimo aceitado e o barulho não voltou, mesmo com o motor em baixas rotações”,
confirmou ele.
Solução: “Senti falta da ferramenta
adequada para esse trabalho, que era um tensionador”, afirmou o reparador. O
ajuste na tensão foi a solução para o problema. Agora o Siena está com tensor
fixo.
Citroën C4 Pallas 2010
Citroën
C4 Pallas 2010 não ligava mais, mesmo depois da troca da bateria.
Defeito: Leitor confessa que deixou o
farol aceso, mas afirma que já tentou de tudo para fazer o Citroën C4 Pallas de
2010 dar a partida, sem sucesso. Entre os itens checados, já trocou a bateria,
checou a chave remota e não conseguiu resolver o problema.
Diagnóstico: No Fórum surgiram diversas
sugestões para solução: tentar ligar com a chave reserva, talvez o problema
estivesse na unidade de controle de estado da bateria, possível perda de
emparelhamento entre BSI e ECU, etc. O defeito era o motor de partida.
Solução: O problema estava no motor de
partida. O defeito foi descoberto na Oficina J Montezano, com um amigo do
reparador que publicou no nosso Fórum. “Fique sabendo que alguns C4 saíram de
fábrica com esse defeito”, disse o mecânico.
Volkswagen Kombi Flex
Volkswagen
Kombi Flex tem bobina derretida
Defeito: Reparador disse que a bobina
derreteu e que a ignição era cortada. “O motor não esquenta, só a bobina.
Alguém poderia me ajudar?”, pediu o leitor Jayme Soares.
Diagnóstico: Ao sugerirem para que ele
trocasse a bobina, Soares afirmou que já havia colocado três. Alguns
reparadores disseram que poderia ser falta de aterramento, sugeriram fazê-lo do
módulo para a carroceria e outros apostaram que poderia ser um defeito na
central e que a qualquer momento poderia parar de vez.
Solução: A central foi substituída
juntamente com a bobina. O reparador percebeu que com a central antiga a bobina
continuava aquecendo. Aí ficou evidente que o problema estaria na central.
Jayme Soares não teve mais problemas de aquecimentos.
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