Bomba D'água

A função principal da Bomba D’Água é fazer o líquido de arrefecimento (ou refrigerante) circular pelo motor. Nesta circulação, o líquido de arrefecimento absorve o calor do bloco e do cabeçote do motor e, em seguida, é resfriado no radiador, onde há perda de calor. O correto funcionamento da Bomba D’Água é imprescindível para garantir que o motor funcione dentro dos regimes de temperatura especificados, evitando superaquecimento do bloco e danos às partes móveis.

 Normalmente o acionamento da Bomba D’Água se dá através de uma polia externa acoplada a uma correia. Uma falha na Bomba D’Água poderá causar danos graves ao motor, que vão desde seu superaquecimento e até o não funcionamento do ar quente. Para prevenir, verifique suas condições e a substitua quando houver a indicação do consultor técnico.

É também um item importante a se avaliar ao adquirir um carro usado.

Com o tempo de uso, principalmente se o líquido de arrefecimento não for trocado periodicamente, a bomba d’água pode apresentar vazamentos, prejudicando o arrefecimento e a pressão do líquido no sistema de arrefecimento.

Os prejuízos, neste caso, podem ser bem altos, podendo danificar muito o motor do seu veículo.

Todos os motores de automóveis geram calor, que precisa ser eliminado para evitar o superaquecimento. A bomba D’Água é um dos componentes do sistema de arrefecimento que contribui para manutenção da temperatura estável.

 A bomba D’Água gira na mesma rotação do motor e é a responsável por impulsionar e direcionar o líquido de arrefecimento (água + aditivo) nas diversas galerias do motor, inicialmente num pequeno circuito, ou seja, o líquido percorre parte do motor até atingir temperatura ideal de funcionamento, quando próximo da zona crítica de temperatura, então a válvula termostática abre para que o líquido possa percorrer um circuito maior, envolvendo o radiador, para que este possa auxiliar no arrefecimento (resfriamento), voltando então o liquido arrefecido ao motor para que possa dar sequência ao ciclo.

Os componentes de uma bomba d’água são: cubo, rolamento, carcaça, selo mecânico e rotor.

Cubo/flange: Prensado no eixo do rolamento, onde será parafusada a polia (“V”, multi “V”, lisa) a qual faz a transmissão de movimento através, normalmente, de correia, pois é acoplada ao motor. Em alguns casos a polia já vem acoplada a bomba d’água.

Rolamento: Responsável por transmitir o movimento do cubo/flange para o rotor, permitindo assim a circulação do líquido. Temos o modelo esfera/ esfera e o de esfera/rolete.

Carcaça: É o suporte dos componentes da bomba d’água, principalmente do rolamento e selo mecânico, os quais estão diretamente acoplados. Também é através dela que fixamos a bomba d’água no bloco do motor. Normalmente de alumínio ou ferro fundido.

Selo mecânico: É responsável pela vedação da bomba d’água. Utilizamos um moderno sistema de vedação, que consiste no atrito entre o grafite e a cerâmica aumentando a vida útil da bomba.

Rotor: Sua função é fazer circular o liquido, distribuindo-a para todo o motor.

Sistema de Vedação


 No sistema de vedação atual, o rotor tem somente a função de impulsionar o líquido. A vedação é dada pelo selo mecânico cartucho, o qual é montado por interferência (sob pressão) na carcaça da bomba d’água e no eixo do rolamento, garantindo assim a vedação e uma vida útil maior, pois o grafite gira contra o anel cerâmico. É importante destacar que neste caso o rotor não deve encostar-se ao selo para não comprometer a altura de trabalho o qual é garantido por gabarito de montagem.

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