A
função principal da Bomba D’Água é fazer o líquido de arrefecimento (ou
refrigerante) circular pelo motor. Nesta circulação, o líquido de arrefecimento
absorve o calor do bloco e do cabeçote do motor e, em seguida, é resfriado no
radiador, onde há perda de calor. O correto funcionamento da Bomba D’Água é
imprescindível para garantir que o motor funcione dentro dos regimes de
temperatura especificados, evitando superaquecimento do bloco e danos às partes
móveis.
Normalmente o acionamento da Bomba D’Água se
dá através de uma polia externa acoplada a uma correia. Uma falha na Bomba
D’Água poderá causar danos graves ao motor, que vão desde seu superaquecimento
e até o não funcionamento do ar quente. Para prevenir, verifique suas condições
e a substitua quando houver a indicação do consultor técnico.
É
também um item importante a se avaliar ao adquirir um carro usado.
Com
o tempo de uso, principalmente se o líquido de arrefecimento não for trocado
periodicamente, a bomba d’água pode apresentar vazamentos, prejudicando o
arrefecimento e a pressão do líquido no sistema de arrefecimento.
Os
prejuízos, neste caso, podem ser bem altos, podendo danificar muito o motor do
seu veículo.
Todos
os motores de automóveis geram calor, que precisa ser eliminado para evitar o
superaquecimento. A bomba D’Água é um dos componentes do sistema de
arrefecimento que contribui para manutenção da temperatura estável.
A bomba D’Água gira na mesma rotação do motor
e é a responsável por impulsionar e direcionar o líquido de arrefecimento (água
+ aditivo) nas diversas galerias do motor, inicialmente num pequeno circuito,
ou seja, o líquido percorre parte do motor até atingir temperatura ideal de
funcionamento, quando próximo da zona crítica de temperatura, então a válvula
termostática abre para que o líquido possa percorrer um circuito maior,
envolvendo o radiador, para que este possa auxiliar no arrefecimento
(resfriamento), voltando então o liquido arrefecido ao motor para que possa dar
sequência ao ciclo.
Os
componentes de uma bomba d’água são: cubo, rolamento, carcaça, selo mecânico e
rotor.
Cubo/flange: Prensado no eixo do rolamento, onde será parafusada a
polia (“V”, multi “V”, lisa) a qual faz a transmissão de movimento através,
normalmente, de correia, pois é acoplada ao motor. Em alguns casos a polia já
vem acoplada a bomba d’água.
Rolamento: Responsável por transmitir o movimento do cubo/flange
para o rotor, permitindo assim a circulação do líquido. Temos o modelo esfera/
esfera e o de esfera/rolete.
Carcaça: É o suporte dos componentes da bomba d’água,
principalmente do rolamento e selo mecânico, os quais estão diretamente
acoplados. Também é através dela que fixamos a bomba d’água no bloco do motor.
Normalmente de alumínio ou ferro fundido.
Selo mecânico: É responsável pela vedação da bomba d’água. Utilizamos
um moderno sistema de vedação, que consiste no atrito entre o grafite e a
cerâmica aumentando a vida útil da bomba.
Rotor: Sua função é fazer circular o liquido, distribuindo-a
para todo o motor.
Sistema de Vedação
No sistema de vedação atual, o rotor tem
somente a função de impulsionar o líquido. A vedação é dada pelo selo mecânico
cartucho, o qual é montado por interferência (sob pressão) na carcaça da bomba
d’água e no eixo do rolamento, garantindo assim a vedação e uma vida útil
maior, pois o grafite gira contra o anel cerâmico. É importante destacar que
neste caso o rotor não deve encostar-se ao selo para não comprometer a altura
de trabalho o qual é garantido por gabarito de montagem.
Fonte:
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