A
bomba de óleo tem papel importantíssimo no sistema de lubrificação, pois ela
gera vazão para o óleo lubrificante percorrer o sistema pressurizado e
lubrificar todos os componentes móveis do motor. A bomba de óleo pode estar
ligada ao motor, em um suporte como o alternador ou compressor do ar
condicionado, ou estar presa diretamente no bloco do motor aproveitando-se do
virabrequim e rotação do motor, passando pelo seu centro, para funcionar.
A
bomba é tocada no eixo central e pode movimentar um conjunto de palhetas
formando uma hélice para impulsionar o óleo lubrificante no sistema, mas também
pode ser do tipo engrenagem, os dentes das engrenagens fazem o papel das
palhetas. Este último tipo de bomba é mais utilizado por que apresenta um
índice de desgaste menor que as outras.
Dentro
da bomba encontramos alguns canais para direcionar o óleo e uma válvula de
alívio de pressão para manter constante o fluido no sistema.
Algumas
bombas de óleo possuem um conector preenchido por um parafuso, quando
necessário, o reparador tira este parafuso e coloca um manômetro para medir a
pressão de óleo do sistema. Ligado a bomba está o “pescador” de óleo, que vai
até o cárter do óleo com o objetivo de colher o óleo que está ali depositado.
No fim do pescador encontramos um filtro, comumente chamado de “peneira”.
Na
bomba de óleo se encontra um dispositivo de alerta para falta ou queda de
pressão do sistema. É um interruptor que emite um sinal a uma luz do painel que
ascende ao perceber a queda ou falta de pressão do óleo lubrificante.
O
sistema de lubrificação do motor garante que todas as suas peças móveis especialmente
pistões, virabrequins, eixo do comando de válvulas, bielas e tuchos funcionem
sem que as superfícies de contato entre eles e demais componentes realizem
muito atrito entre si, diminuindo assim os desgaste elevado e superaquecimento.
O sistema de lubrificação típico de um motor é
composto por diversos componentes que fazem circular óleo no sistema, controlam
a pressão do mesmo e fazem a sua filtragem de maneira que ocorra uma
lubrificação adequada em todas as áreas de atrito, sob todas as condições de
funcionamento.
Os
principais componentes que influem no funcionamento adequado do sistema são:
•
Filtro de sucção
•
Bomba de óleo
•
Válvula aliviadora de pressão
• Filtro de óleo
• Galerias principais e tributárias
Canais de lubrificação de mancais e
bielas.
O
óleo que circula dentro do motor fica depositado na parte baixa do bloco,
conhecida como cárter, já que neste ponto
não apenas por razões físicas ele
mantém-se mais resfriado em relação ao que circula pelo motor. Do cárter, o
óleo é sugado pela bomba de óleo através de um tudo coletor que tem em sua
extremidade um filtro de malha grossa (filtro de sucção) para retenção das
partículas maiores de metal e outros possíveis fragmentos que possam danificar
a bomba, além de realizar uma filtragem preliminar.
O A
bomba, por pressão força o lubrificante através do filtro de óleo, que tem por
função reter as partículas menores que estejam em suspensão no óleo e que
poderiam interferir em sua viscosidade adequada, bem como aumentariam o atrito
e até mesmo a abrasividade no contato das partes móveis.
O
lubrificante que sai do filtro segue por diversas passagens (pequenos canais
perfurados ou criados na fundição do bloco), atingindo todos os componentes que
precisam lubrificação.
O
primeiro fluxo chega à chamada galeria principal de óleo, disposta
longitudinalmente ao bloco, com o justo objetivo de atingir assim toda a sua
extensão. Desta galeria, derivam outros canais ou orifícios (conforme o motor)
que atingem primeiramente o virabrequim, atuando sobre os mancais principais.
A
pressão gerada pela bomba de óleo, geralmente varia bastante durante os
diversos regimes de funcionamento de um motor, já que seu acionamento é feito
pelo virabrequim ou pelo comando, condicionando maiores pressões apenas quando
são mais elevadas as rotações do motor, justamente quando aumenta a exigência
de lubrificação.
Quando
o óleo está frio, a pressão necessária para impelir através das pequenas folgas
dos apoios poderá ser demasiado elevada, a ponto de danificar as bombas. Assim,
quando a pressão é excessiva, uma válvula de descarga existente no interior da
bomba abre, a fim de deixar passar algum óleo para o cárter.
Pressão do óleo muito baixa
Indica
que pode haver vazamento de óleo, problemas com a bomba ou insuficiência de
óleo. Qualquer que seja a razão pare o carro imediatamente e chame um mecânico.
Prosseguir rodando nestas condições, pode acarretar danos sérios por
lubrificação inadequada.
Pressão do óleo muito alta
Indica
que o filtro de óleo pode estar demasiadamente sujo ou até mesmo entupido, a
válvula de alívio pode ter problemas ou alguma galeria entupida. Apesar ser um
pouco menos grave, da mesma forma providencie reparo urgente, pois se for caso
de entupimento de galerias, os riscos serão tão graves como na situação
anterior.
Fonte:
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