Juntas e Vedadores
Função Principal: Suportar as pressões e temperaturas às quais são
submetidos, garantindo a vedação entre componentes na condução de gases e
fluídos e evitar a mistura entre os mesmos. Podem se apresentar de várias
formas:
Juntas - características
Junta do Cabeçote: Vedar os fluídos de lubrificação e arrefecimento, os
gases resultantes da combustão interna do motor e suportar as dilatações
ocasionadas pela oscilação de temperatura, garantindo sua espessura,(distância
entre o cabeçote e o bloco). Podem ser metálicas, devendo ser utilizadas em
motores Flex, e convencionais, usadas somente em motores à gasolina.
Metálicas
Geralmente
utilizadas no coletor de escape, dimensionadas para suportar altas temperaturas
suportando a dilatação pelo aquecimento dos materiais.
Borracha
Utilizadas
para vedação de fluídos de dutos de ar em geral. Ex.: Água ou óleo, coletor de
admissão.
Papel
Geralmente
utilizadas para vedação de fluídos mais finos. Ex.: Óleo de transmissão
automática.
Cortiça
Geralmente
contem borracha em sua composição. *Deve se tomar muito cuidado na montagem pois
este material tem grande capacidade de esmagamento.
Vedadores – Características
O’RINGS: Utilizados para vedação de fluídos de dutos de
lubrificação em geral e em coletores de admissão. Ex.: Conexões.
X’Rings: Possuem quatro extremidades, usadas de maneira
semelhante aos o’rings. Apresentam algumas vantagens. A mais significativa é o
menor coeficiente de atrito.
V’Rings: Fazem a selagem de face. Ex.: Raspadores e
centrifugadores em sistemas de altas rotações e baixas pressões.
Retentores
Podem
ser usado em eixos de movimentos axial com severas restrições, principalmente
quanto à pressão máxima de trabalho. Ex.: Eixos rotativos.
Gaxetas
Fazem
vedação em sistemas de movimentos axiais e/ou rotativos, sendo que estas se
utilizam da própria pressão do sistema para fazer a vedação Ex.: Óleo de
transmissão automática.
Por que comprar?
Vantagens Técnicas:
Funcionamento
adequado:
- Utilizando as Juntas Originais, as condições originais do veículo são mantidas integralmente.
- As juntas e os vedadores são responsáveis pela retenção de fluídos e gases no conjunto mecânico, garantindo assim sua lubrificação, arrefecimento e funcionamento adequados.
- Sabemos que as juntas são as maiores causadoras de manutenção nos veículos, vindo a causar manutenção prematura em outras partes que venham a sofrer desgaste por falta de lubrificação.
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http://www.oficinabrasil.com.br/hotsites/gm/1.VerdadeGenuina_jul09.pdf
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