Juntas e Vedadores de Motor


Juntas e Vedadores

Função Principal: Suportar as pressões e temperaturas às quais são submetidos, garantindo a vedação entre componentes na condução de gases e fluídos e evitar a mistura entre os mesmos. Podem se apresentar de várias formas:

Juntas - características

Junta do Cabeçote: Vedar os fluídos de lubrificação e arrefecimento, os gases resultantes da combustão interna do motor e suportar as dilatações ocasionadas pela oscilação de temperatura, garantindo sua espessura,(distância entre o cabeçote e o bloco). Podem ser metálicas, devendo ser utilizadas em motores Flex, e convencionais, usadas somente em motores à gasolina.

Metálicas

Geralmente utilizadas no coletor de escape, dimensionadas para suportar altas temperaturas suportando a dilatação pelo aquecimento dos materiais.

Borracha

Utilizadas para vedação de fluídos de dutos de ar em geral. Ex.: Água ou óleo, coletor de admissão.

Papel

Geralmente utilizadas para vedação de fluídos mais finos. Ex.: Óleo de transmissão automática.

Cortiça
Geralmente contem borracha em sua composição. *Deve se tomar muito cuidado na montagem pois este material tem grande capacidade de esmagamento.

Vedadores – Características

O’RINGS: Utilizados para vedação de fluídos de dutos de lubrificação em geral e em coletores de admissão. Ex.: Conexões.

X’Rings: Possuem quatro extremidades, usadas de maneira semelhante aos o’rings. Apresentam algumas vantagens. A mais significativa é o menor coeficiente de atrito.

V’Rings: Fazem a selagem de face. Ex.: Raspadores e centrifugadores em sistemas de altas rotações e baixas pressões.

Retentores


Podem ser usado em eixos de movimentos axial com severas restrições, principalmente quanto à pressão máxima de trabalho. Ex.: Eixos rotativos. 


Gaxetas 

Fazem vedação em sistemas de movimentos axiais e/ou rotativos, sendo que estas se utilizam da própria pressão do sistema para fazer a vedação Ex.: Óleo de transmissão automática.







Por que comprar?

Vantagens Técnicas:

Funcionamento adequado:

  • Utilizando as Juntas Originais, as condições originais do veículo são mantidas integralmente.
  •  As juntas e os vedadores são responsáveis pela retenção de fluídos e gases no conjunto mecânico, garantindo assim sua lubrificação, arrefecimento e funcionamento adequados.
  • Sabemos que as juntas são as maiores causadoras de manutenção nos veículos, vindo a causar manutenção prematura em outras partes que venham a sofrer desgaste por falta de lubrificação.
(Clique na imagem para ampliar)


  
                                                             (Clique na imagem para ampliar)
Fonte:
http://www.oficinabrasil.com.br/hotsites/gm/1.VerdadeGenuina_jul09.pdf
Página Anterior
« Prev Post
Próxima página
Next Post »