Alternador


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Acionado pelo motor do veículo no momento da ignição, através de uma correia sincronizadora, o alternador é responsável pela produção de energia elétrica. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, é o alternador, e não a bateria, quem alimenta todos os consumidores elétricos durante o funcionamento do veículo. Consequentemente é ele também, o responsável por recarregar a bateria.

O seu nome é uma referencia ao tipo de corrente produzida. Esse produto funciona de acordo com o fundamento da indução eletromagnética: a corrente elétrica flui através do rotor criando um campo magnético que induz a movimentação dos elétrons nas bobinas do estator, resultando em uma corrente alternada.

Os automóveis operam com corrente contínua, por isso, em alternadores automotivos, existe a adição de dois componentes fundamentais: a placa retificadora (retificador), que transforma a corrente alternada em contínua, e o regulador de tensão, responsável pelo controle da tensão produzida.

O alternador tem três funções principais:

1. Carregar a bateria;

2. Fornecer energia elétrica para alimentar os componentes elétricos e eletrônicos do veículo;

3. Poupar a energia armazenada na bateria, quando o motor está em funcionamento.

Cuidados

Algumas medidas podem ajudar a conservar o alternador e aumentar sua durabilidade. Portanto, é conveniente conferir, pelo menos a cada seis meses, o estado da correia que o movimenta (conhecida como correia do alternador) e se ela não está nem muito esticada, nem muito frouxa; verificar se a polia está trincada ou descascada; se o alternador está bem preso ao esticador; se os terminais (plugues) estão bem presos; e se as buchas dos mancais (tampas) não estão desgastadas.

PRINCIPAIS COMPONENTES DO ALTERNADOR:

ESTATOR: Tem como função criar corrente elétrica. O estator é constituído por um conjunto de bobinas isoladas entre sie fixados em um conjunto de laminas de aço. Para a geração de energias estas bobinas necessitam de um campo magnético produzido pelo rotor. Os defeitos mais comuns que ocorrem nos estatores são os curtos circuitos entre as bobinas e as laminas de aço o que impede o mesmo de gerar energia. Geralmente estes curtos ocorrem por envelhecimento do verniz, falhas na hora da montagem e atritos causados pelo rotor.


ROTOR: O rotor tem a função de formar um campo magnético que tem como resultado a produção de corrente elétrica. Ele é constituído de um eixo de aço com uma bobina enrolada no seu interior, sendo que a quantidade de fios de cobre desta bobina aumenta ou diminui de acordo com a capacidade que este alternador tem de gerar energia. Os principais defeitos que encontramos no rotor é o curto-circuito entre os fios da bobina, o que provoca a diminuição ou até mesmo a a ausência total da capacidade de gerar corrente elétrica. No rotor também é encontrado o curto-circuito com a estrutura de aço o que também inutiliza a peça, geralmente estes defeitos são causados por envelhecimento do isolamento dos fios de cobre ou por manuseio errado da peça.


PLACA DE DIODOS/RETIFICADORA: A placa retificadora ou placa de diodos transforma a corrente alternada que é produzida pelo alternador automotivo em corrente continua usada para repor a carga da bateria automotiva e alimentar os outros consumidores de energia do carro. Os defeitos mais comuns que encontramos nesta placas são a presenças de diodos queimados, o que atrapalha o funcionamento do conjunto, sendo que em alguns casos a luz indicadora de bateria no painel fique levemente acesa, nestes casos a única solução é a troca do componente.

REGULADOR DE TENSÃO: O regulador tem como função proteger os equipamentos que fazem uso da energia gerada pelo alternador controlando a tensão produzida em qualquer regime de rotação do motor e limitando esta tensão para que não haja picos de corrente elétrica, o que pode causar danos nos consumidores elétricos.
Ele também impedindo que a bateria automotiva sofra sobrecarga. Existem reguladores mecânicos, multifunção, eletrônicos e híbridos dependendo de cada alternador. Os problemas que geralmente se encontra nestes reguladores, são desgastes de escovas o que prejudica o funcionamento correto do alternador, nestes casos é necessária a substituição do regulador sendo que que em raros modelos é possível a trocar somente das escovas. Também encontramos reguladores de tensão que não conseguem mais fazer o controle da tensão gerada deixando assim que a bateria e os consumidores recebam um excesso de carga ou que recebam pouca energia. A maior parte destes problemas é causada por desgastes do próprio componente.

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Principais funções

  • Proporciona partidas sempre seguras.
  • Sensor de carga de bateria evita desgaste prematuro.
  • Monitora o sistema de injeção eletrônica dos veículos mais modernos: gasolina, Diesel e flex.
  • Gerenciamento eletrônico evita picos de tensão no sistema.
  • Evita os conhecidos picos de carga que desequilibram o motor e aumentam o consumo de combustível.
  • Proteção térmica preserva o alternador e seus componentes em caso de superaquecimento.


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