domingo, 17 de julho de 2016

Iluminação Veicular

Qual é a função da iluminação veicular?

O conjunto de iluminação veicular tem a função de sinalizar aos outros motoristas e pedestres quais são as intenções do condutor, como mudar de direção, parar o carro ou dar marcha à ré. Também tem a função de iluminar a estrada a frente do veículo para que se possa visualizar pessoas, placas de sinalização, pontes, animais e etc.

Os dispositivos de iluminação veicular são projetados para garantir a segurança dos motoristas e pedestres, proporcionando boa visibilidade da pista e obstáculos à frente e perfeita sinalização.

Quando inspecionar e trocar faróis, lanternas e luzes de sinalização?

A substituição das lâmpadas deve ser feita aproximadamente após 400 horas de uso. Por isso, é importante que o cliente seja informado quanto à importância da manutenção preventiva.

Verifique todo o sistema de iluminação veicular quanto ao surgimento de trincas ou quebras. Também verifique o estado das vedações. Sinais de infiltração de água ou embaçamento significa que é o momento de realizar a troca da peça.

Também fique atento quanto à regulagem dos faróis. É recomendada que seja realizada a cada seis meses ou sempre que o veículo passar por manutenção como troca de molas, amortecedores e etc.

Seguir o plano de manutenção preventiva do veículo constante no Manual do Proprietário, bem como a utilização de Peças Originais garante a segurança e a satisfação do cliente.

Como e quando ocorre a deterioração do conjunto de iluminação veicular?

Embora as Peças Originais possuam excelente resistência quanto a todas as ações que o conjunto de iluminação veicular sofre durante sua utilização, a deterioração dessas peças também ocorre conforme sua vida útil.

Além das colisões, fatores que fatalmente provocam a quebra do conjunto de iluminação veicular, as trepidações também podem ocasionar trincas e alteração na regulagem dos faróis. Com isso, a falta de manutenção preventiva agrava os problemas que esses fatores provocam, como: surgimento de trincas, embaçamento e infiltração de água no conjunto de iluminação veicular e até mesmo a queda desses.

Por isso, é muito importante que o proprietário seja orientado sobre todos os fatores que ocasionam a deterioração do conjunto de iluminação veicular e, também, em realizar a manutenção preventiva dentro do período especificado pela GMB.

Manutenção correta

É importante que o reparador siga todos os procedimentos recomendados pela GMB ao substituir os componentes do sistema de iluminação veicular. Fique atento quanto aos torques recomendados e evite montagens incorretas, verificando com antecedência a aplicação da peça que será substituída por meio do catálogo de peças, garantindo que será montada a peça correta.

Organização, limpeza do local de trabalho e a utilização de Originais é a única maneira de garantirmos a satisfação do cliente, além de transmitir qualidade e confiança.

 Verifique as condições do conjunto de iluminação a cada 15.000 km ou seis meses. É importante que seja verificado:

  • O funcionamento das luzes de sinalização e iluminação.
  •  A regulagem do foco dos faróis.
  • Quanto à infiltração e embaçamento do conjunto de iluminação
  • A fixação do sistema de iluminação.
  • A calorimetria do conjunto de iluminação.
  • Quanto ao surgimento de trincas ou quebras no conjunto de iluminação.


Lembre o seu cliente quanto à importância de seguir a manutenção preventiva sugerida e quanto à utilização das Peças Originais, inclusive quando da substituição das lâmpadas do conjunto de iluminação, que também é de suma importância para garantir a eficiência e a qualidade do conjunto de iluminação do veículo.

Instalação do conjunto de iluminação veicular

 Devido à disposição de outros componentes do veículo, existe um procedimento específico quanto à substituição dos componentes do conjunto de iluminação para cada veículo.

Portanto, siga estritamente todos os procedimentos especificados pela GM quanto à substituição destes componentes. Assim, estará garantindo que o serviço será efetuado de forma eficiente e, ao mesmo tempo, mais rápido.

Utilize as ferramentas apropriadas e aplique os torques especificados visando evitar que as peças se quebrem no momento do aperto, devido ao torque excessivo aplicado ou, que as peças se soltem devido ao baixo torque aplicado.

 Ao substituir os faróis é importante a regulagem de seu foco, para que assim possa iluminar a pista de maneira eficiente e segura, sem ofuscar a visão do motorista que trafega no sentido contrário.

Consequências da manutenção incorreta

A manutenção incorreta do conjunto de iluminação veicular representa sério risco quanto à segurança, podendo resultar em acidentes graves ou, até mesmo, a perda de vidas humanas.

A utilização de peças Não Originais:
  • Pode apresentar quebra ou, até mesmo, queda de peças devido às trepidações as quais o veículo é submetido durante a rodagem.
  • Pode apresentar perda da cor original, dificultando a identificação das funções.
  • A distribuição da luz não ocorre de forma homogênea, ofuscando a visão do motorista que trafega no sentido contrário.
  • Possui baixa resistência ao calor apresentando bolhas, trincas, ressaltos e manchas devido a utilização de matéria prima de  má qualidade ou fora das especificações.
  • Acarreta corrosão prematura dos componentes metálicos e apresentam perigo de curto-circuito devido a infiltração de água.
  • Podem provocar processos judiciais pelo fato de não serem homologados.
  •  Não se ajustam as carrocerias do veículo.


Peças do conjunto de iluminação veicular:
Genuína x Não Genuína.


O conjunto de iluminação veicular Genuíno é fabricado conforme as mais rigorosas normas técnicas, além de serem aprovados em testes específicos determinados pelo CONTRAN, atendendo perfeitamente as exigências e características para cada linha de veículo.








(Clique na imagem para melhor visualização)

(Clique na imagem para melhor visualização)

Nenhum comentário:

Postar um comentário